quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quatro verdades sobre seguir a vontade de Deus

"Não sejas insensatos, mas entendei qual a vontade do Senhor" (Ef 5:17)

Quando estamos buscando a vontade de Deus em nossas vidas, dúvidas, questionamentos e incertezas começam a nos cercar. Muitas, são as vezes que pessoas ao nosso derredor começam a questionar se estamos no caminho correto, outras vezes nós mesmas nos fazemos a pergunta: "Estamos fazendo a vontade de Deus?".
Com o aparecimento de dúvidas é necessário parar, refletir e orar sobre o caminho que já está sendo trilhado ou que ainda será tomado. Caso, estejamos em uma rota contrária à vontade de Deus, se permitirmos, ele nos concederá a oportunidade realinharmos o curso e seguirmos no caminho correto. Pode ser que algumas vezes nós tenhamos que voltar alguns passos atrás, para pegar a estrada certa. 

Para ajudá-la reconhecer qual é caminho da vontade de Deus, separamos quatro verdades a respeito desse assunto:

  1. Seguir a vontade de Deus não significa que jamais enfrentaremos dificuldades: As dificuldades fazem parte da nossa vida. Sentir satisfação e paz em meio à tormenta  é o que significa  viver na vontade de Deus . Sentimo-nos seguras quando sabemos estar andando na vontade de Deus e fazendo o que ele deseja que façamos. Se estiver certa disso, poderá lidar melhor com os problemas da vida. Não pense então que dificuldades significam estar fora da vontade de Deus, pois ele usa seus problemas para aperfeiçoá-la. Há uma grande diferença entre estar fora da vontade de Deus e ser testada por Deus ou cercada por Deus. Ambas as situações são desconfortáveis, mas uma leva à vida, enquanto a outra não. De um lado você terá paz, por mais desconfortável que seja a situação. Do outro, não terá essa paz. Podemos deixar o exemplo de amizade entre Rute e Noemi, apesar das dificuldades na perda de entes queridos, as duas andaram juntas na vontade de Deus enfrentando as dificuldades em estarem sozinhas e assim foram abençoadas mutuamente.
  2. Seguir a vontade de Deus não é fácil: A vida de Jesus confirma que seguir a vontade de Deus nem sempre é divertido, agradável ou fácil. Jesus estava fazendo a vontade de Deus quando foi para a cruz. Ele disse: "Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (Jo 6:38). Se houve alguém que poderia ter dito: "Não quero seguir a vontade de Deus hoje", penso que seria Jesus, mas ele a cumpriu perfeitamente e nos capacitará, agora, para também segui-la.
  3. Seguir a vontade de Deus pode deixá-la BASTANTE constrangida: De fato, se você nunca se sentiu tensionada ou constrangida em seu caminhar com o SENHOR, eu questionaria se está realizando de fato a vontade de Deus. A tensão e o constrangimento constituem um estilo de vida quando andamos na vontade de Deus. Você tem ficado constrangida? Em que situação você fica constrangida?
  4. Seguir a vontade de Deus não é um ato inconsciente:  Deus nos concede o direito de escolha quanto a sujeitar-nos ou não à vontade dele. Trata-se de uma decisão diária. Vamos buscar a sua vontade? Vamos pedir-lhe sabedoria? Vamos fazer o que ele diz? "Não sejas insensatos, mas entendei qual a vontade do Senhor" (Ef 5:17). Conhecer a vontade de Deus é a maneira como decidimos viver cada dia da nossa vida. 
O SENHOR não quer que você viva para as "paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus" (1 Pe 4:2). Ele quer nos aperfeiçoar "em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus" (Hb 13:21). " porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." (Fp 2:13)

Oro "para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus" (Cl 4:12). O melhor ponto para começar buscar a vontade de Deus para a sua vida é em tudo dar "graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5:18). Agradeça-lhe por mantê-la no centro da vontade divina. Então, peça-lhe que a guie em cada passo. É tão bom sentir que se está no caminho certo e fazendo o que Deus quer, que sei que você se esforçará ao máximo para experimentar isso.

"Aqueles que temem o SENHOR aprenderão com ele o caminho que devem seguir." (Salmos 25.12)


VALE A PENA FAZER A VONTADE DE DEUS!!!


Fonte: Texto adaptado - A Bíblia da Mulher que Ora, p. 740, Editora Mundo Cristão.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário